Infecção do Trato Urinário
Infecção do Trato Urinário
Infecção urinária, também chamada de infecção do trato urinário (ITU), é uma infecção desencadeada por micro-organismos, que invadem e multiplicam-se no trato urinário, causando sintomas.
Geralmente, a infecção urinária é causada por bactérias, como Escherichia coli, Staphylococcus saprophyticus, espécies do gênero Proteus, Klebsiella e o Enterococcus faecalis.
Das citadas, a E. coli destaca-se por ser a principal causadora da infecção urinária. Essa bactéria é muito comum em nossa flora intestinal e é responsável por cerca de 70% a 80% dos casos de ITU.
Causas da infecção urinária:
Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à infecção, mas ela é mais prevalente em mulheres porque suas características anatômicas as tornam mais vulneráveis (se tratando de crianças, no primeiro ano de vida afeta mais meninos e, a partir dessa idade, as meninas são mais acometidas). A uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem, está mais próxima do ânus, o que favorece a passagem de micro-organismos para a região.
As causas podem variar de acordo com o local da infecção, sendo que os tipos mais comuns de infecção urinária são a cistite e a uretrite. A principal via de entrada das bactérias é através da uretra, de forma ascendente, propiciadas pelo trauma durante a relação sexuais (a uretra sofre microtraumas — normais durante a relação sexual — e torna-se vulnerável à instalação de bactérias, que saem do ânus e atingem a vagina, e migram consequentemente, de maneira ascendente, para uretra e bexiga)
- Cistite
As cistites são muito comuns, principalmente nas mulheres. Os sintomas iniciam subitamente e são caracterizados por dor ou ardência ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro, porém com pouca eliminação de urina, dor em baixo ventre e pode ocorrer a presença de sangramento no final da micção.
O tratamento é feito com antibióticos administrados por via oral, em baixas doses ou dose única.
- Pielonefrite
As pielonefrites são infecções que atingem os rins, sendo consideradas de maior gravidade. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores em região lombar e mal estar. Pode ocorrer após episódio anterior de cistite que não foi tratado, em que a bactéria ascendeu através dos ureteres e atingiu os rins (trato urinário superior), causando a Pielonefrite.
O tratamento geralmente é mais longo, com antibioticoterapia por até 14-21 dias, e algumas vezes há necessidade de internamento hospitalar para antibioticoterapia venosa.
- Uretrite
A uretrite pode ter causa infecciosa ou não infecciosa. A uretrite infecciosa pode estar relacionada a alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST) e é dividida em dois grupos: uretrites gonocócicas e não gonocócicas. As gonocócicas são causadas pela bactéria Nesseria gonorrheae e as não gonocócicas são causadas por diferentes tipos de germes, como por exemplo a Clamidia trachomatis. A uretrite não infecciosa pode ser química, quando causada pelo uso de substâncias químicas como os espermicidas, ou traumática quando se origina de traumatismos como, por exemplo, uma cirurgia, ato sexual mais vigoroso ou a presença de um corpo estranho na uretra.