Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o urologista não é responsável por tratar apenas da saúde masculina. Ele é especializado no tratamento de doenças do aparelho urinário (rins, bexiga, ureteres e uretra) de qualquer pessoa, sejam mulheres, homens, idosos ou crianças.
Alguns problemas urinários são bastante comuns em mulheres:
Cistite – é uma inflamação da bexiga, órgão responsável por armazenar a urina, e que costuma provocar dor intensa no baixo ventre, podendo irradiar para a região lombar, além de ardor durante a micção, dificuldade e necessidade urgente de urinar com frequência.
Incontinência urinária – é a perda involuntária de urina. Pode ser por esforço, quando há perda urinária após atividades como tossir, espirrar ou levantar pesos; por urgência, quando existe um desejo tão forte e repentino de urinar que a pessoa não consegue chegar ao banheiro; ou ainda pode ser mista, quando as perdas urinárias ocorrem durante um esforço e também na presença de urgência.
Cálculo renal – conhecido também como pedra nos rins, o cálculo renal ou litíase urinária é uma massa sólida composta por pequenos cristais que surgem nos rins ou na bexiga e que, além de prejudicar o funcionamento do rim, podem facilitar infecções urinárias.
É sempre importante que as mulheres estejam atenta aos sinais que o corpo apresenta. Em caso de dor ou ardência ao urinar, perda involuntária de urina, vontade incontrolável de micção ou dificuldade em urinar, deve-se procurar um urologista. Outro fator que merece atenção redobrada é urinar sangue, pois pode ser um indício de tumores do trato urinário, como rim e bexiga, e deve-se procurar logo o médico.
Além disso, a prevenção é sempre um bom caminho. Por isso, é recomendado ter uma alimentação saudável, evitar o excesso de sal, beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente para preservar o bom funcionamento do sistema urinário e manter os exames preventivos em dia.