Vasectomia

Vasectomia

A vasectomia é a ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem, objetivando a esterilização do homem. É realizada através de um pequeno corte (2 a 3cm) no escroto (saco) por onde são identificados, cortados e amarrados os canais deferentes (figura).
O corte do canal impede apenas a chegada dos espermatozóides até a uretra. O líquido produzido na próstata e na vesícula seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação. Assim, não há interferência na função erétil ou na potência sexual; os nervos e vasos sanguíneos responsáveis pela ereção do pênis não estão envolvidos na cirurgia de vasectomia.
No Brasil, a esterilização cirúrgica está regulamentada por Lei, sendo autorizada a sua realização em pacientes maiores de 25 anos ou com 2 ou mais filhos.

Dúvidas comuns:

1 - O procedimento interfere na função sexual ?

Não, a cirurgia de vasectomia não interfere na função ou desejo sexual.

2 - Após a cirurgia, já posso ter relações sexuais sem utilizar método contraceptivo?

Não. Após a cirurgia deve ser feito exame de espermograma (será solicitado em consulta após o procedimento) para confirmar a ausência de espermatozóides no esperma ejaculado. Até a confirmação de ausência de espermatozóides, o casal deverá manter a utilização de método contraceptivo.

3 - É possível reverter a vasectomia?

Pergunta muito comum no consultório, é sim possível a reversão da vasectomia, porém nem sempre o resultado é satisfatório, dependendo de vários fatores como tempo entre a vasectomia e reversão (quanto menor o tempo, melhor o resultado), tipo de técnica utilizada na vasectomia, qualidade da cicatrização do paciente e produção testicular de espermatozóides (habitualmente mantida após a vasectomia).
Portanto, ao optar pela realização da vasectomia, o paciente deve estar certo de que é um método contraceptivo definitivo, pois não há certeza do sucesso em sua reversão.